quinta-feira, 26 de maio de 2011

Historia Dos Pastores de Shetland

Como seu nome diz, este cão pastor é originário das ilhas de Shetland, um arquipélago ao norte da costa da Escócia que se caracteriza por um clima duro e úmido.


Ilha de Shetland - Lerwick entre 1899 E 1905
Observem na foto os dois Shelties primitivos

Estas ilhas são a pátria de animais célebres, como os pôneis Shetland e as pequenas ovelhas de focinho preto de mesmo nome. E foi por causa delas que se espalhou a lenda de que os cães das ilhas são menores do que os cães de pastor ingleses tradicionais, para não incomodarem-nas. Mas a explicação para isso parece ter mais a ver com o acaso. No início de 1900, os criadores ingleses fizeram vários acasalamentos com Collies para melhorar a cabeça, orelhas e pelagem. Infelizmente, o Collie também trouxe cães grandes para o gene do pastor de Shetland. Problema este que temos até os dias de hoje, mesmo quando acasalamos dois cães de estatura pequena.
O Pastor de Shetland é muito inteligente e não precisa de uma longa educação para compreender o que se espera dele e para se comportar dignamente. O psicólogo Canadense Stanley Coren classifica a raça como a sexta mais inteligente entre 171 outras raças, em seu livro “ A inteligência dos Cães” ( Ediouro S.A.); o Collie ficou em 16º. lugar. Tudo nele parece natural, o que lhe dá muito encanto. Muito apegado ao dono, observa-o e ouve com atenção, obedecendo-lhe espontaneamente. Mas não é um cão servil. Dotado de uma grande personalidade, sabe manifestá-la sem se opor ao dono sistematicamente.
Embora hoje seja sobretudo um cão de companhia, o Pastor de Shetland continua a ser perfeitamente capaz de guiar um rebanho se for bem treinado para isso. Muitos agricultores e pastores têm Shetlands para cuidar de seus rebanhos. Mas a verdade é que hoje ninguém mais se lembra de que ele pode transformar-se em um cão de trabalho. Isso, no entanto, serve apenas para demonstrar que não é de todo um cão inútil. Quando se tem um Pastor de Shetland convém não perder de vista a sua qualidade de auxiliar do homem. Há muitas maneiras de fazê-lo compreender que tem uma função a desempenhar e seria uma pena privá-lo desse prazer, um prazer que também o seu dono terá. “Dialogar” com um Shetland é uma experiência extremamente recompensadora. Este pequeno cão sabe o que quer e toma a iniciativa sempre que acha oportuno.
Em 1908, os amantes desta raça decidiram criar o Shetland Collie Club e em 1914 foi fundado o English Shetland Sheepdog Club. No padrão da época precisava-se que “no aspecto geral o Shetland Collie parece muito como um Collie em miniatura”.
Os cães de pastor das ilhas Shetland começaram a ser conhecidos pouco antes da Primeira Guerra Mundial. A marinha inglesa treinava no norte da Escócia e os soldados faziam manobras de desembarque nas ilhas Shetland. Foi então que os cães chamaram a atenção de pessoas que não sabiam da sua existência, tendo sido introduzidos aos poucos na Escócia e na Inglaterra.
Em um primeiro momento, o público julgou que o Pastor de Shetland era um Collie em tamanho peque- no, e deve se reconhecer que tem uma semelhança incrível com eles.
Mas o Shetland não é uma raça anã, como prova cabalmente a harmonia das suas formas.
Como disse em 1917 a criadora Britânica Loggie, “é um cão pastor de bolso”. E não há dúvida de que tinha razão, pois a raça tem hoje muita aceitação. O Shetland, que está presente na Grã-Bretanha, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Espanha, hoje é também muito popular no Japão.


O Pastor de Shetland quando ainda era chamado de Shetland Collie

COMPORTAMENTO

Na realidade, este pequeno cão é um animal que se impõe, não é um objeto de decoração. Proveniente de uma região de clima rigoroso, conservou as qualidades ancestrais próprias dos cães de pastor nascidos no norte da Grã-Bretanha. Não é em absoluto um cão de luxo, nem tem os ares aristocráticos que por vezes são reprovados no Collie, maior e mais exposto a este tipo de críticas.
Além disso, o Cão de Pastor da ilhas Shetland, é algo distante com os estranhos e não titubeia quando tem de enfrentar um desconhecido caso perceba que ele está com más intenções. A sua pequena envergadura não quer dizer nada: é um grande cão.
Muito vivo, precisa fazer exercício com regularidade para as suas linhas se conservarem tão harmoniosas quanto o previsto no padrão. Por isso, deve ser levado para fazer caminhadas ou para correr em um parque com a maior freqüência possível.
Nessas alturas ele nunca é o primeiro a cansar-se. Tem a mesma resistência que outros cães de tamanho grande.
Mas o Cão de Pastor das Ilhas de Shetland sabe ser comedido quando é preciso. Ao voltar para casa, converte-se em um cão tranqüilo como todos os donos gostam (sobretudo depois da canseira do passeio). Com ele nunca há surpresas desagradáveis, tem um caráter estável. Isto é tão verdade que quando se chega à compreensão do caráter de um Shetland – descontando, evidentemente, alguma diferença de exemplar para exemplar – tem-se a certeza que o cão não mudará de um dia para o outro. Não tem “fricotes”, desde que tenha sido corretamente educado.
O pequeno tamanho do Pastor de Shetland faz dele o cão ideal para quem vive em apartamentos e talvez seja por isso que a raça tem a aceitação que tem. Os amantes de cães que não se atrevem a comprar um Collie decidem-se pelo Shetland. Mas, pelas razões já apontadas, este cão se sentirá infeliz se ficar sempre em local fechado.


O Pastor de Shetland no início da formação da raça

Com as crianças, o Shetland mostra-se tão afetuoso quanto com os adultos. De convívio muito agradável, participa das travessuras dos garotos ao mesmo que vela por eles, pois comporta-se sempre como um cão de pastor digno desse nome.
Mas não é nada indicado considerá-lo um brinquedo. As crianças que tiverem um cão como este precisarão aprender a respeitá-lo para ele não se tornar caprichoso.
A primeira coisa que se deve fazer quando se leva um Pastor de Shetland para casa é criar um clima de confiança. Claro que esta regra se aplica a todos os cães, mas o Shetland é um desses animais que precisa se sentir compreendido e mais querido que os outros. Se houver boa compreensão, corresponderá sempre bem.
O seu tipo de pêlo é o mesmo do Collie, mas como é menor, é mais fácil de manter. Se o objetivo não for colocar o animal em exposição, basta escová-lo uma ou duas vezes por semana e fazer com que as partes brancas se mantenham perfeitamente limpas.
Além disso, não se deve dar banho com freqüência (apenas uma vez ou duas por ano), para que a qualidade de sua pelagem não se ressinta.

Padrão da Raça

País de Origem: Grã Bretanha
Nome no país de origem: Shetland Sheepdog
Aspecto geral e características
Pequeno Cão de trabalho de pêlo comprido, de grande beleza, nada pesado nem tosco. A harmonia das suas formas é tal que nenhuma parte parece desproporcionada em relação ao conjunto. A pelagem do corpo, da cabeça e da juba são muito espessas. A cabeça bem esculpida e a doçura da expressão contribuem para a apresentação do Shetland ideal. O Shetland é esperto, meigo, inteligente, sólido e ativo. De temperamento afetuoso e receptivo com o dono, reservado com os estranhos, nunca medroso.
 Cabeça e Crânio
A cabeça tem o requinte de linhas; vista de cima ou de perfil, tem um formato de cunha alongada, truncada, que vai estreitando progressivamente das orelhas para o nariz. A largura do crânio é proporcional ao seu comprimento e o do focinho. O conjunto deve ser considerado em relação ao tamanho do cão. O Crânio é chato, com uma largura moderada entre as orelhas, sem proeminência occipital muito saliente. As bochechas são achatadas e ligam suavemente à um focinho bem arredondado. O crânio e o focinho têm o mesmo comprimento, medidas a partir do canto interno do olho. De perfil, a linha superior do crânio deve ser paralela à cana nasal, com um stop pouco pronunciado, mas nítido. O nariz, os lábios e o contorno dos olhos são pretos. A expressão característica é o resultado do equilíbrio perfeito e da harmonia do crânio com o focinho, o formato, cor e posição dos olhos e da posição e porte correto das orelhas.
Boca
Maxilares do mesmo comprimento, nítidas e fortes; a mandibula é bem desenvolvida; lábios bem coesos; os dentes, apresentam uma mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é: os incisivos superiores cobrem os inferiores em um contato estreito; estão inseridos de forma perpendicular aos maxilares.
Olhos
De tamanho médio, oblíquos, em formato de amêndoa; são castanho-escuros, salvo nos azul-merle, nos quais um olho ou os dois podem ser azuis ou manchados de azul.
Orelhas
Pequenas e moderadamente largas na base, estão bastante perto uma da outra no alto do crânio; quando o cão está em repouso, ficam dobradas para trás, mas quando está atento, viram-se para frente e ficam semi-eretas, com as pontas dobradas para frente.

Pés
De formato oval. As almofadas são muito grossas; dedos arqueados e bem juntos.

Movimentação
Movimentos ágeis, uniformes e graciosos; o impulso dado pelos ombros posteriores faz com que o cão cubra o máximo de terreno com o mínimo de esforço. Saltos ou desvios dos movimentos, ambladura, passo rígido como se estivesse pisando em ovos e passo saltitante com uma grande deslocação vertical são defeitos muitos graves.

Cor
Marta - a cor pode ser clara ou escura; admitem-se todos os tons, desde o dourado-claro ao acaju intenso, mas o tom de cada cor deve ser intenso; deve-se evitar a cor de lobo e o cinza.
Tricolores - corpo de um preto intenso; preferem-se marcas de um vermelho vivo.
Azul-merle - azul-claro prateado, manchado e raiado de preto; preferen-se manchas de um avermelhado vivo, não devendo ser penalizada a sua falta; são de recusar as grandes manchas pretas, a cor de ardósia o tom de fuligem, tanto no pêlo de cobertura como no subpêlo; o efeito dado deve ser o de azul.
Preto/branco e Preto/Castanho - são cores também reconhecidas; podem haver manchas brancas (exceto no preto e castanho) no peito, na juba, nos membros e na ponta da cauda; podem formar risca ou colar, são preferidas as manchas parciais ou totalmente brancas (exceto nos pretos e castanhos), mas a sua falta não será considerada defeito; são recusadas as manchas brancas no corpo.
Pescoço
O pescoço é musculoso, bem arqueado e bastante comprido, para dar dignidade à cabeça.

Quartos Anteriores
Ombros muito inclinados para trás. Na cernelha, as escápulas só estão separadas pelas vértebras, mas inclinam-se para fora, permitindo uma curvatura das costelas muito procurada. A articulação escápuloumeral é bem angulada. O braço e a escápula têm aproximadamente o mesmo comprimento. O cotovelo está a meia distância entre a cernelha e o solo. Os membros anteriores, musculosos e nítidos, devem ser aprumados quando vistos de frente; têm ossos fortes. Os metacarpos são sólidos e flexíveis.
Quartos Posteriores
Coxas largas e musculosas. O fêmur forma um ângulo reto com a garupa. A articulação do joelho apresenta um ângulo nitidamente marcado. O jarrete é nítido, anguloso, bem baixo; os seus ossos são fortes. Vistos por trás, os metatarsos devem ser perfeitamente verticais.

Corpo
O comprimento do corpo do ombro à nádega é ligeiramente superior a altura na cernelha. O peito é alto, chega ao cotovelo. As costelas são bem arqueadas, mas inclinam-se como um fuso na sua metade inferior, permitindo liberdade de movimentos aos membros anteriores e aos ombros. Linha superior reta; a linha do lombo descreve uma curva graciosa . A garupa inclina gradualmente para trás.

Cauda
De inserção baixa. As vértebras caudais vão se reduzindo progressivamente e chegam pelo menos ao jarrete. O pêlo é abundante. A cauda descreve uma ligeira curva para cima. Pode erguer-se ligeiramente quando o cão está em ação, mas nunca acima da linha superior. Nunca é raquítica.

Pêlo
Pêlo duplo. O pêlo externo é comprido, reto e de textura rija. O subpêlo é macio, curto e denso. O pêlo da cabeça e do peito é muito abundante, têm boas franjas nos membros anteriores. Acima do jarrete, os membros posteriores são cobertos por um pêlo muito abundante, mas abaixo dele o pêlo é bastante curto, bem como na bochecha. Os exemplares ditos de "pêlo curto" devem ser recusados.

Tamanho
A altura na cernelha ideal é de 37 cm no macho e de 35,5 cm na fêmea. Qualquer desvio superior a 2,5 cm para mais ou para menos é um defeito.

O Pastor De Shetland Se adapta Em Lugar Pequeno

Pastor de Shetland Se adapta Sim em Lugar Pequeno Exemplos : Apartamento e Etc ,  Mais Ele é um Tipo de Cachorro que Precissa fazer exercicio, Se Voçe Comprar Um Pastor e Se mora em Apartamento Voçe Precissa Sair Com ele e Fica Pelo Menos 1 Hora na Rua  ! Pra ele Ele se Exercita , Então se vc Comprar Mesmo Um  Pastor de Shatland, Trate Com Carinha e Fassa Exercicio.. Ai Da pra vc Ter em apartamento  Sem Problemas, Ele é Muito Esperto, e Aprende Facil As Coisa então, Cachorro Ideal, e Muito Bonito !

Caixa de entrada de comentários

Caixa de entrada de comentários

Temperamento do Pastor Shetland

Temperamento

Os Shelties têm um intenso desejo de agradar seus donos e uma enorme capacidade de amor e afeto - embora possam ser reservados com estranhos. Eles são de excepcional capacidade para treinamento, companheiros responsáveis, e também excelentes para trabalhos de obediência, pastoreio e agility - onde se destacam em todas as competições que participam. Os Shelties desenvolvem uma lealdade duradoura aos donos.

É uma raça que em hipótese alguma foi feita para ser criada reclusa em um canil ou abandonada no fundo do quintal - ela exige e necessita participar da família e principalmente do dia a dia de seu dono. Os Shelties são naturalmente alertas e protetores, e, latirão para informar que algo está diferente no reino deles. A afinidade natural deles com crianças os torna companheiros gentis e amorosos. Ao contrário de outras raças, não existem grandes diferenças no temperamento entre machos e fêmeas, sendo os dois igualmente afetuosos, amigos e obedientes.

O instinto de Pastor ainda existe fortemente nos shetlands atuais. Esta característica pode ser observada claramente ao passear com a família. Ele tentará manter todos juntos e ficará agitado se alguém se separar do grupo.

A todo Sheltie deve ser dada logo cedo, após completa sua vacinação inicial, uma variedade de experiências como início de seu treinamento. Este treinamento, ou socialização, pode e deve incluir viagens para o parque, plays, shopping center (se possível), a casa de um amigo, ou outros lugares onde seu Sheltie seja bem-vindo. Esta socialização logo cedo ajudará o Sheltie jovem a desenvolver um temperamento inicial amigável e amadurecerá seu lado sócio familiar gentil e amoroso que poderá se ajustar em circunstâncias estranhas.

Cuidado e ExercíciO

Os Shelties têm uma pelagem com pêlo e sub-pêlo. A pelagem exterior consiste em pêlos longos, retos, grossos e macios enquanto, a base é pequena, peluda, e muito densa. Machos maduros têm uma pelagem mais impressionante que as fêmeas. Quanto ao cuidando, suas necessidades dependerão do tipo e qualidade da pelagem. Geralmente, o Sheltie é um cachorro muito limpo, e em média precisa de apenas uma escovação semanal, sendo duas escovações semanais o ideal (é útil aplicar um spray em nuvem com água quando estiver escovando - evita a quebra dos pêlos).

Com água adequada, uma boa nutrição (usando uma boa ração, recomendo a Purina Pro-Plan), visita ao veterinário regularmente e cuidados do dono (amor, carinho, atenção, etc), os Shelties pode viver até 14 anos facilmente. Quando adulto seu peso varia entre 6 e 10 quilos.

Coloque seu Sheltie imediatamente sobre supervisão veterinária, tenha certeza de que recebe suas vacinas corretamente e lhe é administrado regularmente vermífigo. Relembre seu veterinário que em hipótese alguma o seu Shetland poderá fazer uso de vermífugos a base de ivomectina.
Seu cachorro deve ter recebido todas as vacinas e reforços antes de ser exposto à população animal em geral ou seja, dar seu primeiro passeio na rua. Mantenha seu Sheltie em uma área segura. Siga as leis locais (use guia ao sair) e esteja mais tranquilo usando em seu cão algum tipo de identificação (tatuagem, microchip, plaquinha de identificação ou etiqueta de nome) no caso de seu cachorro ser perdido ou roubado.


Seja feliz. Shelties precisam de uma boa quantidade de exercícios na forma de passeios diários e sessões de jogos e atividades. Com o amadurececimento, seu Sheltie se adaptará prontamente a seu estilo de vida e se sentirá bem em quase todo ambiente que visite em sua companhia.

Cores do Pastor de Shetland

TRICOLOR




Os tricolores são cães pretos com marcações brancas e castanhas (tres cores diferentes). As marcações castanhas podem aparecer nas bochechas, sobre os olhos, nas pernas e sob a cauda. Geneticamente é um cão com dois genes tricolores ou um gene tricolor e um gene bicolor (preto e branco)


BICOLOR - BI-BLACK




Os bicolores são cães pretos com marcações brancas.Também são chamados de bi-black ( bi = duas cores diferentes). Geneticamente eles são cães com dois genes bi-black (bicolores).
AZUL MERLE - BLUE MERLE


Geneticamente ele é um cão tricolor com um gene de diluição (gene merle) que dilui a cor preta em varios tons de cinza com pequenas manchas pretas. Ele também apresenta as marcações castanhas e brancas dos cães tricolores.
Os olhos podem ser castanhos, azuis ou merles (castanho e azul).

São proibidas grandes manchas pretas, a cor ardósia ou nuança de ferrugem

BI-BLUE



É um cão bicolor (preto e branco) com um gene merle que dilui a cor preta. Os olhos também podem ser castanhos, azuis ou merles.

Sobre pastor de Shetland

Considerada uma das raças mais inteligentes entre os cães pastores, o pastor de shetland é também um maravilhoso companheiro, meigo, afetuoso, de expressão doce e muito ligado ao dono.
De pelagem longa, e subpelo macio, o pastor de shetland é uma belíssima raça de trabalho. Com uma linda e abundante pelagem na juba e no antepeito, o “sheltie” tem a aparência de um Collie em miniatura. A cabeça tem formato alongado, tem stop pouco acentuado, mas definido.
A trufa, os lábios e o contorno dos olhos são pretos, e a mordedura, com articulação em tesoura. Os olhos são amendoados, de inserção oblíqua e cor castanho-escuro, com excessão dos exemplares nas cores azul-merle, que podem ter olhos azuis ou manchados de azul.
Os pastores de shetland podem ter pelagem bicolor (preto e branco), tricolor (preto e branco com marcações em castanho), azul-merle e marta.
O sheltie é uma raça de pequeno porte, ágil, ativo e sempre alerta. A altura ideal é de 37 cm. para os machos, e 35,5 cm. para as fêmeas.
O peso fica entre os 4 kg e os 7 kg.